INSS emite ALERTA para todos IDOSOS com 60 anos ou mais! NOVAS regras para aposentados foi confirmada hoje (07/07)

Os trabalhadores prestes a se aposentar devem estar atentos às novas regras da reforma da Previdência, válidas a partir de 2024. A regra geral estabelece que as mulheres se aposentem aos 62 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição, enquanto os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.

Previdência Social Aposentadoria INSS

Para aqueles que já contribuíam ao INSS antes da reforma em novembro de 2019, existe um regime de transição, com alterações anuais nas regras de aposentadoria até 2031.

Novas regras do INSS para aposentadoria em 2024 afetam todos os idosos com 60 anos ou mais

Para quem já contribuía antes da reforma da Previdência, a idade mínima para aposentadoria aumentará em seis meses a partir de 2024. Assim, as mulheres precisarão ter pelo menos 58 anos e 6 meses, enquanto os homens precisarão ter 63 anos e 6 meses.

Tempo de contribuição

Além disso, o tempo mínimo de contribuição será alterado. A partir de 2024, as mulheres precisarão ter contribuído por pelo menos 30 anos, enquanto os homens precisarão ter 35 anos de contribuição.

Regra dos pontos

A regra dos pontos, que combina idade e tempo de contribuição, terá novas exigências a partir de 2024. As mulheres precisarão somar 91 pontos, enquanto os homens precisarão alcançar 101 pontos para se aposentarem.

Entenda as regras de transição para se aposentar

As regras de transição foram criadas para facilitar a adaptação entre as antigas e novas exigências da aposentadoria, oferecendo várias opções para os contribuintes. As principais regras de transição incluem:

  1. Tempo de contribuição + idade mínima: Exige 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens, com idade mínima progressiva que aumenta seis meses a cada ano.
  2. Por idade: Considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
  3. Pedágio de 50%: Para trabalhadores próximos da aposentadoria em 2019, estabelece um pedágio de 50% do tempo de contribuição faltante.
  4. Pedágio de 100%: Exige que o trabalhador cumpra integralmente o tempo de contribuição pendente, podendo resultar em um benefício maior.
  5. Regra dos pontos: Baseada na soma da idade e do tempo de contribuição, com uma pontuação mínima de 91 para mulheres e 101 para homens em 2024.

Para ajudar os contribuintes a entender quanto tempo falta para se aposentarem, o INSS disponibiliza uma ferramenta de simulação online no portal Meu INSS.

Como consultar seus benefícios através do MEU INSS?

Consultar seus benefícios pelo portal Meu INSS é fácil e rápido. Primeiro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie um rapidamente no próprio portal.

Após o login, você poderá acessar várias funcionalidades, como consultar extratos de contribuição, simular o tempo restante para aposentadoria e verificar pendências no cadastro.

INSS

Como simular a aposentadoria através do MEU INSS?

Para simular a aposentadoria, clique na opção “Simular Aposentadoria” no portal Meu INSS. Todas as regras de transição e possibilidades de aposentadoria baseadas nas novas exigências da reforma da Previdência serão apresentadas.

O portal também permite solicitar benefícios, agendar perícias e obter extratos detalhados sobre vínculos empregatícios e contribuições.

Além disso, o Meu INSS oferece suporte para dúvidas e atualizações de dados, garantindo que os contribuintes possam acompanhar e gerenciar suas informações previdenciárias de forma prática e eficiente.

William Tormen

Ao longo da minha trajetória profissional, me dediquei à especialização em conteúdo para Google News e Discover, acumulando mais de 18 anos de experiência nesse segmento. Na minha jornada, ascendi à posição de CEO de uma Agência Digital e me tornei sócio em outras agências,… Mais »